Vídeos Imobiliários são essenciais e serão ainda mais no futuro. Além disso, foi-se o tempo que as produções eram difíceis e caras. Quer saber tudo sobre o assunto? Então confira esse post!
Você sabia que os vídeos ocupam 80% de todo o tráfego da internet?
O avanço das tecnologias e as mudanças no comportamento do consumidor fizeram com que esse tipo de conteúdo ganhasse a preferência dos usuários.
Por parte dos produtores, aquela objeção de que vídeos imobiliários são difíceis de produzir já não é mais desculpa. Atualmente, existem ferramentas e alternativas que deixam esse processo mais acessível.
Dessa forma, vemos um cenário bastante favorável para a inserção dos vídeos em estratégias de marketing imobiliário.
Se você quer saber tudo sobre o impacto dos vídeos imobiliários em seus resultados e como criá-los, esse post é para você.
Aqui você aprenderá:
- O Que São Vídeos Imobiliários
- A Importância dos Vídeos Imobiliários
- Ideias de Tipos de Vídeos Imobiliários
- Como Fazer Vídeos de Imóveis: Dicas e Ferramentas
O Que São Vídeos Imobiliários?
Vídeo imobiliário é qualquer utilização de conteúdos no formato de vídeo/audiovisual dentro da sua estratégia de marketing imobiliário.
Esses vídeos podem ser:
- Vídeos de apresentação de imóveis;
- Vídeos de entrevistas com clientes;
- Vídeos de conteúdos relacionados ao mercado imobiliário;
- Vídeos de ofertas de imóveis;
- Vídeos com dicas relacionadas ao empreendimento;
- Vídeos institucionais imobiliários;
- Vídeos de andamento das obras;
- Vídeos de tour virtual.
Esses são só alguns exemplos de vídeos imobiliários que falaremos de forma detalhada no decorrer do artigo.
Importância dos Vídeos Imobiliários
Os vídeos imobiliários estão fazendo sucesso e não é sem motivo.
As pessoas são bombardeadas diariamente com um grande volume de conteúdos, têm uma rotina alucinante mas não querem perder nada. Por esse motivo, elas prezam pela facilidade na hora de obter informações.
É nesse cenário os vídeos aparecem como solução.
Quer saber mais sobre a importância dos vídeos imobiliários na sua estratégia? Então continua comigo.
Alto Engajamento
De acordo com a Kantar Ibope Media, o consumo de vídeos gratuitos, em redes sociais e serviços por assinatura vem batendo todos os recordes.
Mas qual o motivo de todo esse engajamento?
O fato é que diante de rotinas cada vez mais atribuladas e com a expansão de dispositivos móveis, o vídeo aparece como um conteúdo de fácil consumo.
Só para se ter uma ideia, segundo a Forrester Research, um minuto de vídeo vale mais do que 1,8 milhões de palavras.
Ou seja, realmente uma imagem vale mais do que mil palavras.
Melhora o SEO
SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização que têm como intuito melhorar o posicionamento orgânico de sites e blogs em buscadores como o Google.
Uma dessas técnicas é a de inserir vídeos nas páginas de blogs imobiliários e sites imobiliários para aumentar o tempo de permanência de um usuário na página.
Aos olhos dos “robôs” do Google, por exemplo, quanto mais tempo uma pessoa passa em determinado site, significa que ele encontrou o que procurava.
Dessa forma, por oferecer uma boa experiência ao usuário, os buscadores acabam por melhorar o ranking orgânico deles.
Potencial de Viralização
Conteúdos virais são aqueles que causam grande repercussão na internet e até fora dela.
Você lembra do vídeo da “Luiza que está no Canadá”? Pois saiba que ele é um exemplo de conteúdo viral relacionado ao mercado imobiliário.
Não quer dizer que você precise fazer conteúdos como o do vídeo acima para viralizar.
O fato é que o poder de viralização dos vídeos é bem maior do que o dos textos e imagens, por exemplo.
Só para se ter uma ideia, segundo a Single Grain, vídeos sociais geram 1200% mais compartilhamentos que imagens e texto combinados.
Ideias de Tipos de Vídeos Imobiliários
Se você pensa que os vídeos imobiliários são só aqueles que mostram o imóvel por dentro e por fora, preciso dizer que cometeu um equívoco.
Existem diversos tipos de vídeos de imóveis com objetivos que vão desde a venda do imóvel quanto o reconhecimento da marca e a retenção de clientes.
Para te ajudar, separei 8 ideias de vídeos imobiliários para você fazer e impulsionar seus resultados. Vamos conhecer?
1 – Vídeos de Apresentação de Imóveis
Os vídeos de apresentação de imóveis são aqueles que expõem as principais características de um imóvel.
Esse tipo de vídeo vem sendo amplamente usado por corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras tanto para gerar leads imobiliários através de anúncios imobiliários quanto para encantar os potenciais clientes que estão próximos de concluir a compra.
Diferente do que parece, um vídeo de apresentação de imóveis não é tão difícil de produzir. É possível fazer bons materiais desse tipo com um estabilizador, uma boa câmera (pode ser de celular) e conhecimento básico de edição de vídeos.
Veja um bom, simples e acessível exemplo de vídeo de apresentação de imóveis:
2 – Vídeos de Depoimentos de Clientes
Você já deve ter visto ao comprar um curso ou o ingresso de um evento, por exemplo, vídeos de clientes dando depoimentos sobre o produto ou serviço ofertado, certo?
Esses vídeos de depoimentos de clientes são poderosíssimos porque ativam o gatilho mental de prova social.
Isso por que nós, enquanto seres sociais, costumamos seguir e acreditar na maioria. Ou seja, se vemos várias pessoas comentando positivamente sobre algo, tendemos a confiar que aquilo realmente é bom.
Funciona assim: se as pessoas vêem outras pessoas falando bem do seu imóvel ou da experiência de compra delas com você, sua autoridade e credibilidade aumentam a ponto de gerar total confiança em fazer negócio com você.
Veja um bom exemplo de vídeo de depoimentos de clientes:
3 – Vídeos de Conteúdos Relacionados ao Mercado Imobiliário
Os vídeos de conteúdos relacionados ao mercado imobiliário são os que educam e ajudam as pessoas a resolver seus problemas e dúvidas sobre o setor.
Esse vídeos são importantes porque a partir do momento que você fala com propriedade sobre um determinado assunto e ajuda as pessoas, sua autoridade aumenta e cria-se um visão positiva à sua volta.
Na hora de comprar um imóvel, você acha que as pessoas vão estar mais propensas a fazer negócios com corretores de imóveis, imobiliárias ou construtoras que são autoridades no ramo e que as ajudaram ou com desconhecidos?
Uma dica bem interessante é fazer vídeos ao vivo no Instagram ou Facebook.
Ah! E na hora de escolher qual será o assunto abordar, pense em qual conteúdo vai sanar todas as dúvidas e problemas da sua persona.
Veja um bom exemplo de vídeo de conteúdos relacionados ao mercado imobiliário:
4 – Vídeos de Ofertas de Imóveis
Vídeos de ofertas de imóveis comunicam uma oferta realmente diferenciada e especial de algum imóvel.
Esse tipo de vídeo é bem comum de ser visto em comerciais de televisão, onde você consegue atingir muitas pessoas mas precisa fazer sua oferta em 30 segundos ou 1 minuto.
Veja um bom exemplo de vídeo de ofertas de imóveis:
5 – Vídeos de Dicas Relacionadas ao Empreendimento
Os vídeos de dicas relacionadas ao empreendimento são essenciais para agregar valor ao imóvel.
É possível, por exemplo, fazer vídeos com drone mostrando o bairro, dando dicas de estabelecimentos próximos, dando dicas sobre a cidade e qualquer outro conteúdo relacionado ao seu imóvel que seja relevante para o potencial comprador.
Veja um bom exemplo de vídeo de dicas relacionadas ao empreendimento:
6 – Vídeos Institucionais Imobiliários
Vídeos Institucionais são aqueles que têm como intuito apresentar ou reforçar o propósito e a imagem da sua marca.
Esse tipo de vídeo não tem como objetivo principal vender um imóvel e sim falar sobre a história da empresa, os valores da marca e até alguma novidade de mercado.
Por esse motivo, esses vídeos também são chamados de vídeos corporativos ou empresariais.
Veja um bom exemplo de vídeo institucional imobiliário:
7 – Vídeos de Andamento das Obras
Os vídeos de andamento das obras apresentam a evolução da construção do imóvel.
Esse tipo de vídeo é essencial tanto para enviar, através de email marketing imobiliário, para os clientes que já adquiriram o empreendimento quanto para os corretores mostrarem para os potenciais clientes.
Esses vídeos podem ser feitos em time-lapse, com um drone mostrando a obra de cima ou então com uma pessoa mostrando os detalhes da construção in loco.
Veja um bom exemplo de vídeo de andamento das obras:
8 – Vídeos de Tour Virtual
Os vídeos de tour virtual dão um projeção futura ou atual ao imóvel e são essenciais para que o potencial cliente conheça bem o empreendimento antes mesmo de visitá-lo.
Esse tipo de vídeo, geralmente, é feito em 360º para imóveis prontos e em projeção para futuros lançamentos o tour virtual.
Veja um bom exemplo de vídeo de tour virtual de um futuro lançamento:
Como Fazer Vídeos de Imóveis: Dicas e Ferramentas
Foi-se o tempo em que fazer vídeos imobiliários demandavam grande experiência e investimentos.
Agora, até com seu próprio celular, aplicativos e outros recursos, muitas vezes até gratuitas, você faz diversos vídeos com qualidade.
É por isso que, para te auxiliar, reunimos algumas dicas e ferramentas para fazer vídeos de imóveis. Vamos conferir?
Roteiro
Apesar de muitas pessoas não levarem essa etapa a sério, a parte do roteiro é extremamente importante. Afinal, sem planejamento existe a possibilidade de você ficar frustado com o resultado e necessite regravar tudo.
Na hora de fazer o roteiro, você precisa responder algumas perguntas:
- Objetivo: O objetivo do meu vídeo imobiliário é gerar leads? É divulgar minha marca? É aumentar a autoridade? Entender o objetivo do vídeo te ajuda a escolher a melhor abordagem.
- Público: O meu vídeo é para clientes ou para potenciais clientes? Como é o comportamento deles? Qual o problema deles eu vou resolver com esse vídeo? Eles gostam de conteúdos mais curtos ou mais detalhados? Saber de tudo isso vai fazer com que sua comunicação seja assertiva.
- Descrição: Qual o assunto do meu vídeo? Sobre o que ele é? Se for entrevista, quais serão as perguntas? Se for apresentação de imóvel, quais os locais a serem filmados? Escreva todos os detalhes e siga no dia da gravação.
- Local: Onde será o local da gravação? Se for no imóvel, prefira horários com menos barulho e com boa iluminação. Se for uma entrevista, por exemplo, escolha locais com paredes sólidas e cores mais escuras.
Com tudo isso no roteiro, é hora de botar a mão na massa e começar a executar o planejamento.
Câmera
Uma boa imagem é essencial para encantar o seu publico. Afinal, quem é que assiste até o final um vídeo com péssima qualidade?
Porém, engana-se quem pensa que só é possível fazer captar boas imagens com câmeras profissionais e avançadas. O seu celular, muito provavelmente, já atenda as suas necessidades.
De toda forma, para te ajudar a fazer a melhor opção, vou falar melhor sobre cada tipo de câmera. Confira:
- Smartphone: A grande maioria dos atuais smartphones grava em HD (High Definition). Ou seja, você consegue imagens de alta definição com um aparelho que você já possui. Além disso, existe a facilidade de até editar no seu dispositivo.
- Câmera DSRL: As DSRL são as chamadas “câmeras profissionais”. Nela é possível mexer em diversas configurações manuais e até trocar as lentes de acordo com o vídeo desejado. Se você quer um vídeo de altíssima qualidade, elas são a melhor opção.
- Drone com Câmera: Os drones com câmeras acopladas estão sendo amplamente usados em vídeos imobiliários. Afinal, imagens aéreas agregam grande valor em vídeos de andamento das obras e apresentação de imóveis, por exemplo. Apesar de ter um custo mais alto e de existir a necessidade de saber operar o equipamento, é um investimento que vale a pena.
- Câmera 360º: As câmeras 360º são utilizadas para fazer os famosos tours virtuais. Através dessa câmera você consegue captar um ambiente completo que pode ser compartilhado com o intuito de fazer com que seu potencial comprador se sinta dentro do imóvel.
- Action Cam: As actions cams são como as famosas GoPro. Ou seja, câmeras essenciais para gravar vídeos em movimento. Porém, por mais que pareçam essenciais para fazer vídeos de apresentação de imóveis, elas não captam imagens com tanta qualidade. Nesse caso, uma ótima opção é utilizar um celular e um estabilizador (recomendo o Dji Osmo).
- Webcam: As webcams são aquelas que, em muitos casos, já vem acopladas aos notebooks. Elas podem ser utilizadas para fazer vídeos ao vivo, webinars e até, de repente, conferências com potenciais clientes.
Iluminação
A iluminação é importante pelo simples fato de que sem luz não há imagem.
Uma boa iluminação é essencial para eliminar sombras, criar uma luz uniforme e, consequentemente, aumentar a qualidade do seu vídeo.
Por mais que existam luzes artificias, importantes principalmente para vídeos em ambientes fechados, a utilização da luz natural é sempre importante.
Por isso, busque gravar seus em horários de boa iluminação natural. Confira os melhores períodos do dia:
- Horário de 06h às 08h: Esse talvez seja o melhor horário para gravação. Além de apresentar uma boa iluminação natural, também, geralmente, é o que tem menos barulho.
- Horário de 08h às 11h: Não é o horário mais recomendado mas não conta com tantas sombras duras.
- Horário de 11h às 14h: Esse é o famoso sol do meio-dia. Por gerar muitas sombras, é o horário menos recomendado.
- Horário de 14h às 17h: É um horário semelhante ao de 06h às 08h com relação a iluminação. De toda forma, é preciso ficar atento quando o horário vai se aproximando das 17h e a iluminação já não é mais tão boa.
Som
A qualidade do som é fator decisivo para a continuidade do espectador no vídeo.
Ou seja, se sua produção possuir ruídos, vozes ao fundo, eco e outros sons que distraiam a atenção de quem está assistindo, as chances do conteúdo não ser absorvido ou de ter uma alta taxa de abandono são grandes.
Para que isso não aconteça, além de gravar em locais que não tenha barulho ou que você possa controlar o som do ambiente, é preciso pensar em um bom equipamento. Confira algumas possibilidades:
- Microfone da Câmera: A grande maioria das câmeras já conta com um microfone nativo. Porém, por mais que exista esse recurso, a captação de áudio não é tão boa e pode comprometer seu vídeo. O mais adequado mesmo é contar com um microfone externo.
- Microfone de Lapela: Os microfones de lapela são aqueles que são colocados na gola da camisa. Essa é uma opção boa e barata para captação de áudio.
- Smartphone: Você sabia que seu smartphone também capta áudio? Normalmente, ele capta até melhor do que os microfones nativos da câmera. Portanto, se você não quer investir necessariamente em um equipamento, essa pode ser uma boa opção
- Gravador de Áudio Portátil: Esse tipo de gravador é tido como uma das melhores opções. Além de, geralmente, serem de alta qualidade, eles servem para quase todo tipo de gravação.
- Trilha Sonora: Caso o seu vídeo não precise, necessariamente, captar áudio, é interessante inserir alguma trilha sonora. Para isso, você pode baixar músicas sem direitos autorais no Youtube Library, BBC Sound Effects, FreeSoound ou Bensound.
Edição
A edição é a última, porém importantíssima parte na hora de criar seus vídeos imobiliários. Afinal, se você deixar seu conteúdo muito longo, sem fluidez e sem dinamismo, as pessoas irão desistir de assistir.
Portanto, lembre-se sempre de tirar sombras, cortar momentos que não agregam, inserir transições e de colocar uma boa trilha sonora.
Para fazer tudo isso, existem os programas de edição.
Com o intuito de te ajudar, citarei alguns deles abaixo dividindo-os por complexidade, cobrança e dispositivo. Vamos lá?
- Adobe Premiere (Avançado | Pago | Computador/Desktop)
- Final Cut Pro (Avançado | Pago | Computador/Desktop)
- Windows Movie Maker (Simples | Gratuito | Computador/Desktop com Windows)
- IMovie (Simples | Gratuito | MacBook e Iphone)
- Camtasia (Simples | Gratuito | MacBook e Iphone)
- Splice ou Quik (Simples | Gratuito | Iphone e Android)
Pronto! Agora que você sabe que é essencial e aprendeu os primeiros passos para fazer vídeos imobiliários, que tal começar a produzí-los?
Ah! E se gostou desse conteúdo, sugiro se inscrever na nossa newsletter. Semanalmente enviamos conteúdos de marketing imobiliário e marketing digital diretamente no seu email. Tudo para você não perder nada!