O CRM Imobiliário é uma metodologia/ferramenta que vai alavancar suas vendas, seu marketing e seu relacionamento com os clientes. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira esse post completo!
Você conhece algum corretor de imóveis, imobiliária ou construtora que sobrevive sem vender?
Por melhor que seja o produto, se o seu negócio não vende, ele fecha as portas.
Para que isso não aconteça com você, se faz necessário desenvolver algumas estratégias e habilidades.
Por exemplo: ser produtivo, conhecer o perfil do consumidor, melhorar o relacionamento com os clientes, gerir os leads e controlar o processo de vendas.
A boa notícia é que existe uma metodologia/ferramenta que pode te ajudar exatamente com tudo isso: o CRM.
O CRM vem para acabar com todas as suas planilhas no excel e transformar as suas vendas, seu marketing imobiliário e seu relacionamento com os clientes.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue comigo nesse post!
Aqui, você aprenderá:
- Qual o significado de CRM Imobiliário?
- Quais as vantagens de um CRM Imobiliário?
- Quais os melhores sistemas de CRM do mercado?
Qual o significado de CRM Imobiliário?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou, traduzido para o português, Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Em sua definição, CRM é uma estratégia que foca na gestão 360º de vendas, marketing e atendimento com o seu principal ativo: os potenciais e atuais clientes.
Ou seja, é uma técnica totalmente centrada no cliente.
Apesar de ter um significado amplo, é bem comum encontrarmos softwares para imobiliárias e corretores de imóveis e chamá-los de CRM.
Isso de forma alguma está errado e é até comum.
Veja abaixo a diferença na quantidade buscas para as palavras “estratégia CRM” (em vermelho) e “sistema CRM” (em azul).
Porém, é preciso entender que CRM é estratégia e os softwares de CRM são ferramentas que fazem ela acontecer.
Ná prática, o CRM Imobiliário vai te ajudar a controlar todo o seu processo de vendas, gestão de leads e relacionamento com o cliente em um só lugar.
Ou seja, nada de planilhas, calendários do celular post-its e outras ferramentas improdutivas.
Como fica evidente, os benefícios do uso de um CRM Imobiliário impactam tanto corretores de imóveis quanto imobiliárias e construtoras.
Para o corretor de imóveis, significa mais produtividade, mais conhecimento do perfil do consumidor e, consequentemente, mais vendas.
Para imobiliárias e construtoras, é sinônimo de maior controle dos processos, análises assertivas de métricas e, consequentemente, mais vendas.
Quais as vantagens de um CRM Imobiliário?
Conhecer melhor o perfil do consumidor
Já imaginou ver todas as informações de contato dos seus leads imobiliários, de qual canal ele veio, as páginas que ele visitou no seu site e o que exatamente aconteceu nas vezes que você se “conectou” com ele?
Através de um CRM Imobiliário completo é possível ter acesso a essas e outras informações que vão te fazer conhecer melhor o perfil do consumidor.
Com isso em mãos, o time de vendas consegue fazer um atendimento personalizado e melhorar a experiência do potencial comprador de imóveis.
Além do mais, a partir do entendimento dos melhores canais e da jornada do lead até a compra, o time de marketing também é capaz de criar estratégias assertivas.
Mais produtividade
O CRM Imobiliário conta com todo o controle de processos e informações em um só lugar.
Ou seja, você não vai mais precisar ficar criando planilhas e utilizando os lembretes do celular.
Quer lembrar tudo que foi conversado um lead há muito tempo atrás? O CRM guarda um histórico completos das conversas.
Quer ver a quantidade de vendas de um período específico? O CRM te mostra com um clique.
Quer lembrar de uma visita que vai ocorrer no futuro? O CRM faz isso de forma simples.
Além disso, o CRM automatiza uma série de tarefas e te dá tempo para focar na coisa que mais importa: o seu cliente.
Visão estratégica
O CRM Imobiliário é capaz de centralizar e compartilhar todas as informações e processos de um negócio.
Ou seja, com muita rapidez e simplicidade, você consegue analisar todas as métricas do negócio.
Por exemplo: é possível ver a quantidade de vendas, entender o funil de vendas, analisar o desempenho do time de vendas e muito mais.
Esse acompanhamento de perto possibilita que empresas e profissionais imobiliários tenham uma ampla visão estratégica.
Assim, fica muito mais fácil saber qual rumo seguir, identificar possíveis problemas e tomar decisões mais conscientes.
Melhoria no relacionamento com os clientes
A melhoria no relacionamento com os clientes está intimamente ligada com o conhecimento de cada um deles e com o atendimento personalizado.
Afinal, qual é o cliente que não gosta de se sentir importante?
Com todas as informações dentro do CRM em tempo real e em apenas um único lugar, fica simples tornar os atendimentos mais pessoais.
Inclusive, estima-se que conversas pessoais, relevantes e atualizadas são responsáveis por gerar 45% de aumento na satisfação dos clientes.
A melhoria nesse relacionamento não só representa mais vendas, é principalmente sinônimo de fidelização.
Algo que é vital para todo e qualquer negócio.
Afinal de contas, manter um cliente custa de 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo.
Mais vendas
Um estratégia e sistema que traz como vantagem tudo isso que falei acima, não tem como não impactar nas vendas.
Segundo pesquisas, negócios que usam CRM aumentam em 37% sua receita de vendas.
Além disso, empresas e profissionais dessa mesma pesquisa informaram ter uma melhora de 43% no ROI.
Quais os melhores sistemas de CRM do mercado?
1 – Hubspot
A Hubspot é uma das maiores empresas de marketing e vendas do mundo.
Foram eles, inclusive, que aperfeiçoaram a estratégia e criaram o termo “Inbound Marketing“.
Exatamente por ser uma gigante, a sua solução de CRM, o Hubspot CRM, é uma das melhores do mercado.
Para se ter uma ideia, a versão gratuita conta com:
- Gerenciamento de pipeline;
- Notificações e rastreamento de email;
- Modelos de e-mail e agendamentos;
- Compartilhamento de documentos;
- Chamadas direto do CRM e rastreamento de chamadas;
- Agendamento de reuniões;
- Integração do Gmail e Outlook;
- Chat ao vivo.
É praticamente tudo que uma empresa ou profissional precisa dentro de um CRM totalmente gratuito.
A sua versão paga tem cerca de 30 funcionalidades a mais, entre eles o lead scoring e automação de vendas, e é necessário um investimento de $400/ mês.
Saiba mais: Hubspot CRM
2 – Pipedrive
O Pipedrive é um dos CRM’s mais conceituados e utilizados do mercado.
Para se ter uma noção, são mais de 90.000 empresas em 179 países usando.
Tanto sucesso é fruto da simplicidade no gerenciamento do pipeline de vendas e na análise das métricas.
Através do Pipedrive, é possível:
- Gerir o funil de vendas;
- Gerenciar as atividades e metas;
- Analisar as métricas;
- Fazer mais de 100 integrações.
A ferramenta não conta com uma versão gratuita mas seus planos vão de $12,50 a $99.
Saiba mais: Pipedrive
3 – Salesforce
A Salesforce é líder mundial quando o assunto é CRM.
Através dela, é possível automatizar tarefas, integrar e apoiar a gestão das áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente.
Ou seja, você consegue acompanhar todas as informações de vendas e as interações com seus clientes em um só lugar de forma fácil e com relatórios personalizados.
Algumas de suas funcionalidades são:
- Gestão de leads e contatos;
- Gerenciamento da rede parceiros;
- Chamadas direto do CRM;
- Integração com ferramentas de email;
- Compartilhamento de arquivos e documentos;
- Análises de métricas com relatórios customizáveis;
- Previsão de vendas.
Essa ferramenta também não conta com uma versão gratuita e seus planos vão de $25 a $300.
Saiba mais: Salesforce
4 – RD Station CRM
A maior empresa de soluções em Automação de Marketing da América Latina lançou recentemente o seu próprio CRM: o RD Station CRM.
A ferramenta já possui mais de 3.000 clientes e vem com a ousada proposta de ter um plano free para sempre e sem limite de usuários.
Esse plano, inclusive, conta com funções bem interessantes e suficientes para muitos profissionais e empresas. São elas:
- Gestão do funil de vendas;
- Lembretes de tarefas;
- Disparos de emails;
- Telefone virtual;
- Relatório de resultado;
- Integração com WhatsApp.
Caso você queira uma solução ainda mais completa, é possível contratar o plano basic por R$ 39,90/mês por usuário e ter acesso a mais relatórios, integrações, modelos de emails e etc.
Saiba mais: RD Station CRM
5 – SuaHouse
O HouseCRM, software do SuaHouse, é um dos principais e mais completos CRM’s voltados para o mercado imobiliário.
Prova disso são as grandes empresas imobiliárias que são clientes da solução: Cury, Direcional, Camargo Corrêa, Brasil Brokers e muito mais.
Ele é essencial para você gerenciar seus leads, mídias em todos os canais, stands e sua equipe de vendas do início ao fim.
Confira algumas de suas funcionalidades:
- Gestão do funil de vendas;
- Gestão dos leads;
- Registro e tagueamento de chamadas (Housephone);
- Identificação automática dos leads;
- Chat ao vivo;
- Campanhas de oferta ativa;
- Aplicativo mobile.
Outro ponto bem importante do HouseCRM é o suporte rápido e online.
Além de tudo isso, ainda existem outras soluções complementares ao HouseCRM que podem aumentar significativamente os seus resultados.
Para uma cotação do sistema, é bem simples: basta agendar uma demonstração no site deles e esperar o contato de um consultor.
Saiba mais: HouseCRM
6 – Hypnobox
O Hypnobox também é outro gigante quando o assunto é CRM Imobiliário.
Para se ter uma noção, alguns dos seus clientes são: Tegra, Lopes, Tenda, Even, MRV, Gafisa e Tecnisa.
A ideia do Hypnobox é fechar mais vendas com menos trabalho através da organização, controle e crescimento do seu funil de vendas.
As suas principais funções são:
- Gerenciamento da carteira de clientes;
- Chat online;
- Integrações;
- Análise de métricas.
Uma outra solução muito interessante do Hypnobox é o ChatBox, o primeiro Chatbot do mundo customizado por produto para o mercado imobiliário, utilizando a inteligência artificial.
Essa pode ser uma ótima solução para fazer uso do marketing conversacional e estar presente 24/7 para o seu futuro cliente.
Para saber do valor de investimento do Hypnobox, basta ir até o site, preencher o formulário e aguardar o contato do time de vendas.
Saiba mais: Hypnobox
7 – InGaia
O InGaia Imob é um CRM Imobiliário completo para corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras.
Já são mais 5.000 agências, 30.000 profissionais e as maiores redes e franquias utilizando o sistema.
As suas principais funcionalidades são:
- Gestão do funil de vendas;
- Gestão de leads;
- Envio automático de emails para clientes;
- Chat online;
- Cadastro de imóveis;
- Agenda e roteiro de visitas;
- Gestão de propostas;
- Integrações;
- Análise de métricas.
Além de tudo isso, o InGaia ainda conta com um site otimizado para SEO que integra com 55 portais imobiliários.
Os planos de contratação da ferramenta vão de R$ 349/mês até R$ 569/mês.
Saiba mais: InGaia
8 – Universal Software
O Universal Software é um CRM com 28 anos no mercado e mais de 1.300 imobiliárias atendidas em 24 estados do Brasil.
O propósito da Universal Software é bem claro e direto: “ajudar imobiliárias tradicionais a se transformarem em imobiliárias digitais e se tornarem líderes nas suas regiões”.
É por esse motivo que os principais focos do CRM Imobiliário deles é na previsibilidade e recorrência de vendas, além da automatização de tarefas.
Confira algumas de suas funções:
- Gestão do funil de vendas;
- Gerenciamento dos leads;
- Gestão de estoque;
- Inteligência de mercado;
- Automatização de processos;
- Integrações com portais e outros softwares;
Para saber mais sobre o CRM da Universal, o Imoview, basta preencher o formulário no site deles e fazer um teste gratuito.
Saiba mais: Universal Software
9 – Jetimob
O Jetimob é um CRM Imobiliário completo que ainda conta Sites Imobiliários e Landing Pages para profissionais e empresas do mercado.
A ideia de ter um site imobiliário dentro da solução é exatamente a de poder captar mais clientes.
Nesse caso, o CRM ficaria encarregado de fazer a gestão inteligente desses contatos.
E por falar em inteligência e tecnologia, o Jetimob conta com diversas funcionalidades nesse sentido. São elas:
- Gerenciamento do funil de vendas;
- Gestão dos leads;
- Site otimizado para SEO;
- Criação de landing pages;
- Envio de emails automáticos;
- Integração com 50 portais imobiliários;
- Chat online;
- Análise de métricas.
Para contratação, a Jetimob oferece dois planos: o Starter e o Pro.
O Starter é R$ 69/mês em um plano anual e R$ 89/mês em plano mensal.
Já o Pro é R$ R$ 109/mês em um plano anual e R$ 149/mês em plano mensal.
Saiba mais: Jetimob
10 – Vista Software
O Vista Software é um sistema que conta com várias soluções: CRM, Sites Imobiliários, App e Integrações.
Com relação ao CRM, o foco do Vista é em potencializar a gestão da imobiliária em uma plataforma única para que empresas e profissionais do mercado não percam mais nenhuma oportunidade de negócio.
Para isso, o CRM possui algumas das seguintes funções:
- Gestão do funil de vendas;
- Gerenciamento de leads;
- Análises de métricas;
- Integração com WhatsApp;
- Publicações automáticas em portais imobiliários.
O Vista Software conta com mais de 2.000 clientes e planos que vão de R$ 129/mês a R$ 1.350/mês.
Saiba mais: Vista Software
11 – Rankim
A Rankim possui uma gama de serviços e o CRM é somente um deles.
Para se ter uma ideia, é possível, dentro da plataforma, integrar com o Facebook, receber leads por email e WhatsApp, além de poder contratar a empresa para fazer anúncios nas redes sociais.
Com relação ao CRM, as principais funcionalidades são:
- Gestão do funil de vendas;
- Gerenciamento dos leads;
- Integração com portais imobiliários;
- Validação de leads;
- Chat online;
- Plantão virtual.
A Rankim possui mais de 4.500 usuários espalhados pelo Brasil, Portugal e Estados Unidos e seus planos vão desde o gratuito até o pago de R$ 349/mês.
Saiba mais: Rankim
12 – Imobzi
O Imobzi promete, com apenas um único sistema, ser CRM e Site Imobiliário à Gestão de Locação e Financeiro.
Além de tudo isso, o Imobzi ainda conta com um rede social de negócios e um chat online com outros corretores que facilita a realização de parcerias.
Falando mais sobre o CRM, as suas principais funções são:
- Gerenciamento do funil de vendas;
- Gestão de leads;
- Envio de emails;
- Agendamento de tarefas;
- Integração com portais imobiliários;
- Análise de métricas.
E o melhor: você pode começar a usar o Imobzi de forma gratuita.
Saiba mais: Imobzi
13 – Tecimob
O Tecimob é aplicativo, site imobiliário e CRM.
Tudo isso para que corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras foquem todo o seu tempo no que importa: vender mais.
Bateu a curiosidade? Então confira algumas funcionalidades do CRM da Tecimob:
- Gestão do funil de vendas;
- Gerenciamento de leads;
- Perfil do imóvel;
- Perfil do cliente;
- Rede de parceiros;
- Agendamento de tarefas;
- Integração com portais imobiliários;
- Análise de métricas.
Sobre a contratação do Tecimob, você pode fazê-la sem taxa de instalação e sem contrato de fidelidade.
Ou seja, para cancelar, basta deixar de pagar.
Ah! E os planos são totalmente personalizados e começam a partir de R$ 69/mês.
Saiba mais: Tecimob
14 – Contact2Sale
O Contact2Sale é um CRM que está simplificando a gestão de leads, e revolucionando as imobiliárias do Brasil.
Apesar de nova no mercado, a ferramenta é capaz de aumentar suas vendas e produtividade de forma inteligente e ágil.
Além disso, ela também promove um controle robusto das métricas do seu negócio.
Confira algumas funções do Contact2Sale:
- Gerenciamento do funil de vendas;
- Gestão de leads;
- Agendamento de tarefas;
- Script de vendas;
- Integração com o WhatsApp;
- Aplicativo para IOS e Android;
- Análise de métricas.
Para saber mais informações sobre esse CRM, basta preencher o formulário no site deles e solicitar um contato comercial.
Saiba mais: Contact2Sale
15 – Fleeg CRM
O Fleeg CRM é um sistema com diversas soluções para o mercado imobiliário: integrações, CRM, construção de páginas de site e automações de disparo de e-mail.
O principal foco do CRM é potencializar a capacidade do time de corretores, automatizando tarefas simples e repetitivas e centralizando toda a comunicação da equipe de vendas.
O Fleeg ainda possui:
- Gestão do funil de vendas;
- Acompanhamento visual das oportunidades através do kanban de vendas;
- Integração com LinkedIn e outras ferramentas de vendas e marketing através do Zapier;
- Acompanhamento de indicadores de vendas no dashboard;
- Construção de páginas de captura.
Atualmente, a utilização do Fleeg sai por R$35/usuário.
Saiba mais: Fleeg CRM
Agora que você já sabe tudo sobre CRM, que tal conhecer mais outras ferramentas para corretores de imóveis e imobiliárias?
Preparei uma lista completíssima com 240 ferramentas e aplicativos que para fazer o download gratuito é simples: basta colocar o seu email aqui embaixo.
Ah! E caso queira aprender ainda mais sobre Marketing Imobiliário, te convido para se cadastrar agora na nossa newsletter!
Enviamos conteúdos como esse, semanalmente, direto na sua caixa de entrada.