O YouTube tem bilhões de usuários, é o segundo maior buscador do mundo e, por isso, precisa estar na sua estratégia. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue comigo e confira 6 dicas matadoras de YouTube para corretores de imóveis e imobiliárias.
Você sabia que o YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo?
São bilhões de usuários ativos, horas assistidas por dia e visualizações.
Números que nos dão uma certeza: o conteúdo em vídeo deixou de ser tendência e passou a ser fator decisivo de sucesso.
Além de tudo isso, o YouTube é também o 2º maior buscador do mundo.
Ou seja, as pessoas fazem pesquisas na ferramenta antes de comprar um produto ou contratar um serviço.
Porém, apesar de todo esse “ambiente perfeito”, muitos corretores de imóveis e imobiliárias não colocam o YouTube dentro da sua estratégia de Marketing Imobiliário e acabam “deixando dinheiro na mesa”.
Se você não quer que isso aconteça, continue comigo nesse post.
Aqui, você aprenderá:
- Por que usar o YouTube na sua estratégia de marketing imobiliário?
- 6 dicas de YouTube para corretores de imóveis e imobiliárias
Por que usar o YouTube na sua estratégia de Marketing Imobiliário?
O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo.
São mais de um bilhão de usuários e um bilhão de horas assistidas por dia dentro da rede social.
Muito desse crescimento foi alavancado pelo “salto”que o consumo de vídeos online deu nos últimos 4 anos.
Para se ter um ideia, um estudo da Provokers mostrou que 95% dos entrevistados costumam ver vídeos online.
Além disso, nesse mesmo período de 4 anos, o tempo assistindo a vídeos no YouTube cresceu 135%, enquanto o tempo assistindo TV aumentou apenas 13%.
Outro ponto que potencializa o sucesso do YouTube é o fato dele ser o 2º maior buscador do mundo, atrás apenas do Google.
Ou seja, assim como as pessoas pesquisam no Google sobre imóveis, também pesquisam no YouTube.
E isso fica claro no seguinte dado: oito a cada dez pessoas consultam vídeos no YouTube sobre um produto antes de comprá-lo.
Com tantos consumidores assistindo vídeos online e fazendo buscas no YouTube, se torna imprescindível colocar o YouTube na sua estratégia.
Dicas de YouTube para corretores de imóveis e imobiliárias
1 – Faça um bom planejamento
O planejamento é o primeiro passo, e talvez o mais importante, em qualquer estratégia de marketing imobiliário.
É aqui, nessa etapa, que você vai definir com quem você vai se comunicar, como vai se comunicar e onde quer chegar.
Veja alguns dos pontos que você precisa se atentar na hora de fazer um bom planejamento para o YouTube:
Objetivo
O objetivo tem relação com onde você quer chegar.
Você quer vender mais? Quer educar o mercado? Ou quer se posicionar como autoridade em algum assunto?
A definição do objetivo servirá como guia para toda ação que você tomar.
Persona
A persona corresponde ao seus espectadores.
Ou seja, com quem você vai se comunicar.
Portanto, trace a sua persona de forma assertiva e produza todo conteúdo pensando nela.
Se precisar de ajuda na criação da persona, confira o Fantástico Gerador de Personas criado pela Rock Content e Resultados Digitais.
Tipos de Vídeos
A ideia aqui é definir os tipos de vídeos imobiliários a serem utilizados.
Você pode fazer vídeos apresentando imóveis, com conteúdos relacionados ao mercado, com o tour virtual, com o andamento das obras e até com depoimentos dos clientes.
Frequência
Nessa parte do planejamento, iremos definir qual a periodicidade dos vídeos.
E, apesar de muitos acharem que é preciso postar todos os dias, a grande verdade é que a frequência ideal é aquela que não compromete a qualidade do seu conteúdo.
Consistência
Ainda mais importante que a frequência é a consistência.
Aqui, o ideal é estabelecer dias e horários fixos para a inserção de novos vídeos.
Duração
Determinar a duração média dos vídeos também é importante.
O foco aqui também deve ser na qualidade, seja um vídeo longo ou curto.
Caso esteja sem referência, tente manter na faixa de 6 a 8 minutos.
2 – Personalize o seu canal
A personalização do canal é primordial para deixá-lo com a “sua cara” e também de forma funcional para o usuário.
Confira algumas formas para personalizar o seu canal no YouTube:
Nome
O nome é uma das formas que as pessoas podem te encontrar nas buscas.
Portanto, utilize um nome criativo porém simples, insira alguma palavra-chave (exemplo: “Imóveis em São Paulo”) ou coloque o seu nome/nome do seu negócio imobiliário.
Foto de Capa e Perfil
As fotos de capa e perfil precisam refletir a sua identidade visual.
Uma boa dica é usar, principalmente a foto de capa, para dar informações como os dias e horários que novos vídeos serão inseridos.
Sobre
A seção de “sobre” é onde os seus espectadores podem saber mais sobre você.
Por isso, preencha a descrição, as formas de contato e coloque links para suas redes sociais e site imobiliário.
Playlists
As playlists servem para organizar seus conteúdos por categoria e também para instigar o usuário a continuar vendo vídeos relacionados.
Você pode criar playlists tanto por categorias de conteúdo (Exemplo: “Dicas de mercado imobiliário”) quanto por empreendimentos.
Vídeo de Destaque
O vídeo de destaque é aquele que aparece no topo do seu canal.
Você pode tanto fixar um dos seus melhores vídeos ou produzir um conteúdo apresentando quem é você ou sua empresa.
3 – Produza conteúdos de qualidade
Atrair e, principalmente, reter a atenção do espectador é um dos maiores desafios de quem utiliza o YouTube como estratégia.
E a única forma de conseguir isso é utilizando a regra de ouro do Marketing de Conteúdo: produzindo conteúdos de qualidade.
Ou seja, aquele conteúdo que tira a dúvida, resolve o problema e soluciona a dor do usuário.
Porém, é preciso deixar claro que a qualidade não deve estar presente apenas no “conteúdo falado”, mas também no material produzido.
Afinal, mesmo que você tenha a solução para todos os problemas do espectador, ele não vai ficar no seu vídeo se o material tiver uma péssima imagem ou ruídos no áudio.
Para que isso não aconteça com você, siga todos os passos descritos no artigo sobre vídeos imobiliários: faça um bom roteiro, escolha uma boa câmera, atente-se a iluminação, ao som e lembre-se de editar o vídeo.
Com tudo isso que falei, talvez você esteja se perguntando: “Mas como eu sei as dores, dúvidas e problemas da minha audiência? Como eles pesquisam por elas no YouTube?”.
Apesar de parecerem perguntas complexas, são bem simples de responder e resolver.
Você vai utilizar duas “técnicas”: a pesquisa de palavra-chave e o benchmarking
Pesquisa de Palavras-Chave
Palavras-chave nada mais são do que os termos utilizados pelos usuários para encontrar um conteúdo.
No YouTube, você pode descobrir os termos relacionados ao seu negócio utilizando as seguintes ferramentas:
- Autosuggest do YouTube (imagem abaixo);
- VidIQ;
- Ubersuggest;
- Keyword Tool;
- Keyword Everywhere;
- TubeBuddy;
- e/ou o próprio Keyword Planner do Google.
Benchmarking
O benchmarking consiste em analisar, se inspirar e aplicar estratégias dos seus concorrentes e dos melhores nomes de seu mercado.
No YouTube, você pode fazer isso vendo os vídeos mais populares dos canais deles.
Nesse caso da MRV, fica claro que os principais conteúdos são os institucionais e os de educação que respondem as principais dúvidas da persona.
4 – Utilize estratégias de SEO
Já imaginou ser o primeiro vídeo que aparece para as palavras-chave relacionadas ao seu negócio e ter vários vídeos relacionados a outros vídeos com assuntos semelhantes?
Para tornar esse sonho realidade, você precisa de duas coisas: conhecer o algoritmo do YouTube e utilizar estratégias de SEO.
Sobre o algoritmo do YouTube, a própria plataforma já falou sobre o assunto. Confira:
De forma prática, o YouTube ganha dinheiro com anúncios e, por isso, quer que as pessoas passem o maior tempo possível assistindo vídeos.
Afinal, quanto mais tempo as pessoas passam na rede social, mais anúncios vão ver.
Dessa forma, o YouTube prioriza conteúdos que retenham o usuário.
Ou seja, conteúdos qualificados e relevantes que tenham bons números na métrica de início de sessão e na métrica de tempo de exibição; que tenham comentários, marcações de “gostei” e inscritos; e façam uso correto do SEO.
Por falar em SEO (Search Engine Optimization), que é um conjunto de técnicas de otimização para os mecanismos de busca, ele é o que vai fazer a “mágica” acontecer.
É colocando em prática essas técnicas que você vai melhorar seu rankeamento, conseguir mais views, crescer o seu canal e, consequentemente, ter sucesso no YouTube.
Quer saber mais? Confira algumas técnicas de SEO para YouTube:
Título
O título é um dos fatores mais importantes de indexação e rankeamento.
Dessa forma, utilize títulos concisos (média de 50 caracteres) e com a palavra-chave exata.
Descrição
A descrição serve para o YouTube entender do que se trata o vídeo.
Assim sendo, faça descrições detalhadas inserindo a sua palavra-chave, com no mínimo 150 caracteres, acrescentando links e colocando CTA’s.
Tags
As tags ajudam na indexação e, principalmente, na recomendação de vídeos (fonte de tráfego muito importante).
Aqui, uma boa prática é utilizar no máximo de 6 a 8 tags para não fugir muito do seu tema e nicho.
Além disso, você pode aproveitar o VidIQ para ver as tags dos concorrentes, utilizar algumas e aumentar a chance de ter vídeos relacionados com os deles.
Nome do Arquivo
Em vez de subir o vídeo com um nome estranho (Exemplo: GHYQI9909_MP4), utilize um nome que contenha sua palavra-chave (Exemplo: “dicas-de-financiamento-imobiliario.mp4).
O YouTube vai entender do que se trata o vídeo desde o upload.
Transcrição e Legenda
O algoritmo do YouTube (ainda) não consegue ler os vídeos.
Para facilitar esse processo, é essencial fazer a transcrição dele e transformá-la em legenda.
Thumbnail
A thumbnail não é diretamente um fator de rankeamento mas influencia diretamente no CTR (Taxa de Cliques), que é um dos fatores.
Por isso, faça “thumbs” personalizadas com cores fortes e chamativas, além de uma chamada bem atrativa.
Engajamento
Comentários, marcações de “gostei” e número de inscritos influenciam no rankeamento do seu canal/vídeo.
Sendo assim, nunca esqueça de incentivar seus espectadores a realizarem essas interações.
Divulgação
A divulgação dos seus conteúdos não é fator direto mas influencia todos os outros.
Afinal, somente compartilhando em outros canais, ele se tornará mais conhecido, terá mais views, comentários, inscritos e marcações de “gostei”.
Portanto, dissemine os vídeos no seu site imobiliário, nas redes sociais, por meio de email marketing imobiliário e em anúncios imobiliários.
5 – Faça anúncios no YouTube
O YouTube tem bilhões de usuários, é o segundo maior buscador do mundo e é a rede social favorita dos brasileiros.
Em outras palavras: o seu futuro cliente está utilizando o YouTube.
Porém, por mais nítido que isso pareça estar, muitos corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras ainda não se atentaram para todo o potencial da plataforma.
Um bom exemplo desse potencial inexplorado são os anúncios no YouTube.
Ainda existem poucas pessoas e empresas fazendo anúncios no YouTube e colocando a rede social nas suas estratégia de marketing imobiliário.
A boa notícia é que essa é uma ótima oportunidade. Afinal, a concorrência é menor e, consequentemente, o investimento também.
Por falar em investimento, você só paga ao YouTube quando os usuários interagirem ou demonstrarem interesse no seu anúncio.
O YouTube Ads é uma excelente forma de alcançar potenciais clientes por meio de vídeos.
Na plataforma, você ainda tem acesso a diversas segmentações, análise de resultados e vários formatos de anúncio.
Confira alguns dos principais formatos:
In-Stream Pulável
Anúncios que aparecem antes, durante e depois dos vídeos.
Aqui, o usuário pode pular após 5 segundos de anuncio e você pode pagar apenas se as pessoas virem o anúncio todo ou 30 segundos dele.
In-Stream Não Pulável
Anúncios que também aparecem antes, durante e depois dos vídeos.
Esses anúncios podem ser de até 15 segundos e as pessoas não podem pulá-los.
Discovery
Anúncios que aparecem nos resultados de busca, nos vídeos recomendados e na home YouTube.
Você paga apenas quando as pessoas clicam.
Bumpers
Anúncios de 6 segundos que não podem ser pulados e aparecerem antes, durante e depois dos vídeos.
Você paga a cada mil impressões do anúncio.
Banners
Anúncios gráficos que podem sobrepor 20% do vídeos ou aparecer na parte superior direta dos resultados de busca e dos próprios vídeos.
Mastheads
Anúncios que aparecem na página inicial do YouTube.
São utilizados e recomendados apenas para grandes empresas por se tratarem anúncios mais caros.
6 – Analise as métricas
A análise das métricas é a etapa que você entende o comportamento da sua audiência e verifica se sua estratégia está no caminho certo ou precisa de ajustes.
Para facilitar esse estudo, o YouTube conta com uma ferramenta própria: o YouTube Analytics.
Através dele, você terá acessos a dezenas de métricas relacionadas, principalmente, ao consumo do conteúdo e a propagação dele.
Algumas das principais métricas para você acompanhar são:
Visualização
Essa métrica demonstra quantas visualizações o seu vídeo teve.
Aqui, não importa se seu vídeo foi visualizado por 1 segundo ou até o final, a visualização contará da mesma forma.
Por mais básica que pareça ser, essa é uma métrica importante. Afinal, se suas visualizações crescem constantemente, é sinal que seu canal caminha para se tornar sustentável.
Tempo de Exibição
O tempo de exibição conta o total de minutos que seus vídeos foram assistidos em todo o seu canal.
Essa métrica tem relação com o engajamento e indica se seus conteúdos são relevantes e conseguem reter a audiência.
Duração Média da Visualização
A duração média da visualização monitora o tempo médio que as pessoas assistem o seu vídeo.
Essa métrica é interessante para verificar se as pessoas estão assistindo seus vídeos até o final ou estão saindo em algum momento.
Além disso, entendendo a duração média da visualização, você pode ajustar a duração ideal dos seus próximos vídeos.
Envolvimento
O Envolvimento na verdade é um conjunto de métricas que envolvem os seguintes números:
- Inscrições;
- Comentários;
- Compartilhamentos;
- Marcações de “Gostei”;
- Marcações de “Não Gostei”.
Acompanhar essas métricas é essencial para entender o engajamento do público com seus vídeos e canal.
É importante lembrar que esses fatores tem relevância para o seu SEO e, por isso, devem ser acompanhados de perto.
Agora que você já sabe tudo sobre YouTube para corretores de imóveis e imobiliárias, por que não continuar aprendendo e assinar a nossa newsletter? Enviamos conteúdos como esse, semanalmente, direto no seu email.