O Marketing Digital Imobiliário é essencial para qualquer corretor de imóveis, imobiliária ou construtora que queira gerar leads qualificados e vender mais. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira agora esse guia completo!

Você sabia que 80% das buscas por imóveis começa na internet?

Esse e tantos outros dados só comprovam a nova realidade dos negócios: o comportamento do consumidor mudou e o marketing imobiliário agora é mais digital do que nunca.

É exatamente por esse motivo que eu sempre falo: “o marketing digital imobiliário não é mais fator de diferenciação, mas sim de exclusão”.

Ou seja, aquele corretor de imóveis, imobiliária ou construtora que somente atua “offline” está fadado ao fracasso.

Porém, não basta criar um site ou uma conta em rede social e dizer que está inserido no digital.

É preciso conhecer muito bem o que é, as vantagens e as estratégias mais assertivas.

Afinal, é somente assim que você conseguirá ter mais resultados, leads imobiliários e vendas.

Quer começar ou melhorar o seu marketing digital imobiliário? Então continue comigo neste artigo.

Aqui, você aprenderá:

O Que É Marketing Digital Imobiliário

Marketing Digital Imobiliário nada mais é do que o conjunto de táticas digitais que empresas e profissionais imobiliários utilizam para atingir seus objetivos.

Ou seja, de forma bem resumida, podemos dizer que: é o Marketing Imobiliário aplicado no ambiente digital.

Esse conjunto de táticas é bem vasto e vai desde a criação de um site imobiliário, até a concepção de uma campanha de email marketing imobiliário ou de anúncios imobiliários.

E se engana quem pensa que os objetivos se resumem somente a vender mais.

Eles podem ser: educar o mercado, ganhar autoridade, aumentar o conhecimento de marca e/ou gerar mais leads qualificados.

Apesar de ser um estratégia relativamente nova, visto que surgiu na década de 90 com a popularização da internet, o Marketing Digital conta com diversas vantagens em relação aos canais “offline” e, por esse motivo, se tornou indispensável.

Vantagens do Marketing Digital Imobiliário

Interatividade

A comunicação entre empresa e consumidor é muito mais acessível no marketing digital do que no marketing tradicional.

Ou seja, enquanto no “offline” vemos uma comunicação totalmente unilateral, no “online” a comunicação é bilateral.

Tanto é que sempre podemos curtir, comentar, compartilhar, recomendar e enviar uma mensagem.

Isso é bom não só para as empresas que adquirem feedbacks importantes, como também para os usuários que conseguem se expressar livremente.

Tanta interatividade também configura um desafio para as marcas.

Afinal, é preciso saber a maneira correta de falar com as pessoas e também ter uma comunicação rápida e eficiente na resolução de possíveis problemas.

Alcance

A popularização da internet trouxe consigo uma nova realidade: o alcance global.

Diferente do que acontece em algumas mídias tradicionais (outdoors, revistas, jornais e etc), no marketing digital você não possui nenhuma barreira geográfica.

Ou seja, você pode atingir qualquer lugar do mundo em poucos minutos e com apenas alguns cliques.

Quando é que se conseguiria imaginar uma empresa fazendo campanhas em vários países e cidades sem ter que gastar “rios” de dinheiro?

Democratização e Investimento

Você sabia que é possível ter resultados definitivos no marketing digital sem a necessidade de investimento ou então começando com quantias bem baixas como R$ 1,00, por exemplo?

O fato é que o marketing digital é mais barato e tem um melhor ROI em relação ao marketing offline.

E é exatamente por ser mais acessível que essa estratégia promoveu uma verdadeira democratização no mercado.

Ou seja, o que nos canais tradicionais só era possível fazer por grandes empresas com alto investimento, agora pode ser realizado por uma pessoa física com bom conhecimento e um investimento mínimo.

Segmentação

A segmentação é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens do Marketing Digital.

Afinal, no digital você consegue chegar até a pessoa certa, na lugar certo e na hora certa.

Para se ter uma noção, é possível, por exemplo, atingir exatamente as pessoas que estão buscando “apartamento de dois quartos em SP” ou pessoas que viraram noivos recentemente, que são médicos ou advogados e/ou que moram em determinado bairro.

Algo muito diferente do que acontece nos canais tradicionais, onde você só consegue escolher a programação, o horário e o local da inserção.

Se formos fazer uma analogia, seria mais ou menos a comparação entre um tiro de canhão e um tiro de “sniper”.

Análises de Dados

A maior dificuldade do marketing tradicional é mensurar o retorno e a efetividade das ações.

Afinal de contas, como é possível saber com precisão quantas pessoas visitaram o meu ponto físico motivadas por um outdoor, por exemplo?

No marketing digital é completamente diferente.

Você consegue analisar minuciosamente e em tempo real os dados de todas as ações de marketing realizadas.

Inclusive, é somente com a análise dessas métricas que você saberá o que deu certo ou não e, a partir disso, conseguirá tomar decisões mais estratégicas.

Estratégias e Dicas de Marketing Digital Imobiliário

Tenha um Site Imobiliário

O site imobiliário é a estratégia base para qualquer corretor de imóveis, imobiliária ou construtora dentro do marketing digital.

Afinal, ele vai ser a sua “casa na internet” e vai te ajudar a:

  • Ser encontrado;
  • Promover seus imóveis;
  • Ganhar autoridade;
  • Gerar leads;
  • Vencer a concorrência;
  • Vender mais.

Caso você ainda não possua o seu próprio site, preciso te dizer que o avanço da tecnologia tornou simples o processo de criação.

Atualmente, é possível fazê-lo em algumas horas, com pouco conhecimento e até de forma gratuita.

No entanto, é preciso lembrar que não basta criar um site apenas para garantir “presença digital”.

Na hora de criar o seu ou de otimizá-lo, é essencial utilizar as boas práticas fundamentais de um site imobiliário: Se importe com experiência do usuário, utilize técnicas de SEO e foque em conversão.

Todas as empresas e profissionais imobiliários de sucesso tem um site e, muito provavelmente, o seu concorrente também.

O que você está esperando?

Tenha um Blog Imobiliário

Já imaginou ter potenciais clientes entrando em contato com os conteúdos da sua marca de forma gratuita e perene?

Para isso, você precisa ativar uma estratégia simples e efetiva: o Blog Imobiliário.

O Blog é o repositório do seu conteúdo na internet e uma das melhores formas de ser encontrado e ganhar autoridade.

Isso porque grande parte das pessoas que procuram pela solução das suas dúvidas e problemas nos buscadores, acabam se deparando com postagens de blog.

Se quiser ver um bom exemplo disso, basta pesquisar por: “como fazer um financiamento imobiliário” no Google.

Além disso, o blog é um canal exclusivamente seu com o público, diferente das redes sociais em que você é apenas usuário do canal e precisa lidar com constantes mudanças no algoritmo.

Apesar de ainda ser pouco utilizado no mercado imobiliário, ter um blog imobiliário é sinônimo de mais resultados a um baixo custo e, consequentemente, a um ROI altíssimo.

Use Landing Pages

A Landing Page é uma página que possui um único objetivo: a conversão de visitantes em leads, oportunidades e vendas.

Diferente das páginas de um site ou blog que contam com menus, textos extensos e muitas imagens, a landing page não dispõe de menu, conta com menos componentes e foca em elementos de conversão como os CTA’s (Calls To Action).

Tudo isso para evitar que o usuário fuja ou se distraia da oferta principal.

Em uma landing page, o visitante só tem duas opções: converter ou sair da página.

E é exatamente por esse motivo que elas costumam ter altas taxas de conversão.

Portanto, promover landing pages nas suas campanhas de mídia paga, de email marketing, no seu blog e nas redes sociais, pode ser uma ótima forma de gerar ainda mais resultados.

Utilize estratégias de SEO

Ter o site imobiliário, landing page ou blog nas primeiras posições dos buscadores é o sonho de qualquer corretor de imóveis, imobiliária ou construtora.

Afinal, quem não quer ter mais visitas sem precisar gastar nada com isso?

Porém, para que isso realmente aconteça, não basta apenas estar no ambiente digital, é preciso investir em uma estratégia muito importante: o SEO.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization e consiste em um conjunto de técnicas de otimização que visam fazer com que você ganhe posições orgânicas nos buscadores e, consequentemente, tenha mais visitas.

De acordo com alguns estudos, estima-se que existam mais de 200 dessas técnicas e fatores de rankeamento do Google.

Porém, o fator “0”, que está intimamente ligado à missão do Google, é, sem dúvidas, produzir conteúdos de qualidade focados na experiência do usuário.

Por isso, jamais tente agradar mais os “robôs” dos buscadores do que os usuários.

Assim como em tudo que você faz no Marketing Digital Imobiliário, o seu usuário precisa estar no centro de tudo!

Faça Anúncios Imobiliários

Os anúncios imobiliários são estratégias que têm como objetivo agilizar a comercialização do seu imóvel.

A dinâmica deles é bem simples: você paga para plataformas de anúncios e elas aumentam a exibição do seu conteúdo para te ajudar a despertar a atenção e, consequentemente, acelerar a negociação do imóvel.

Até pouco tempo atrás, fazer anúncios era privilégio apenas de algumas empresas que tinham alto poder de investimento para promover seus imóveis na TV, rádio e revistas.

Porém, com a chegada da internet, até mesmo corretores autônomos conseguem fazer anúncios.

Nesse novo modelo, os anunciantes podem investir até R$ 1,00 e ainda escolhem em qual plataforma investir, por qual período e para qual público.

Além disso, ainda é possível ver os resultados em tempo real e, dessa forma, fazer qualquer melhoria necessária de forma prática e em questão de segundos.

Nos dias atuais, apesar de existirem diversas formas de anunciar um imóvel, os 3 principais e mais utilizados tipos de anúncios são: os buscadores, as redes sociais e os portais imobiliários.

Use estratégias de Email Marketing Imobiliário

O email marketing imobiliário é toda comunicação feita por corretores, imobiliárias e construtoras com os seus potenciais e atuais clientes através de email.

Apesar de ser constantemente diagnosticada como uma estratégia “morta”, o email marketing, quando feito da maneira certa, é uma das estratégias com os melhores resultados a um baixo custo.

Para se ter uma ideia, estudos apontaram que o ROI (Retorno Sobre o Investimento) do Email Marketing é de 3800%.

Todo esse resultado não é em vão, afinal o email não sofre com a ação dos algoritmos e é utilizado por 92% dos adultos online e por 4,03 bilhões de usuários de email em todo o mundo.

Contudo, para que sua estratégia de email não ganhe o “atestado de óbito”, você precisa conhecer muito bem as boas práticas e anatomia perfeita de um email marketing imobiliário.

Afinal, imagino que você não queira que seus emails caiam na caixa de spam e não tragam nenhum resultado. Estou certo!?

Utilize o Inbound Makerting Imobiliário

O Inbound Marketing Imobiliário é uma estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas por meio de conteúdo relevante, para conquistar sua permissão e criar um relacionamento duradouro.

Ou seja, ao invés de interromper sua programação com propagandas, como acontece em canais tradicionais (TV, rádio e revista), no Inbound a comunicação só acontece se você autorizar.

É por isso que essa estratégia é conhecida como “o marketing que as pessoas amam”.

Além disso, no Inbound Marketing não é você que vai atrás dos clientes. São eles que vão até você.

Isso, logicamente, sempre lembrando que o foco inicial não é vender o imóvel logo de cara.

A ideia aqui é entregar um conteúdo valioso para que você ajude o potencial cliente, a confiança aumente e, consequentemente, a venda aconteça.

Algumas empresas do mercado imobiliário já se atentaram para o potencial do Inbound e começaram a colocar em prática.

É o caso da MRV e da Casa Mineira, por exemplo.

Use as Redes Sociais

As redes sociais são fundamentais na sua estratégia de marketing digital imobiliário por um único motivo: o seu cliente está lá.

Afinal, mais da metade da população mundial está conectada às redes sociais e, além disso, o Brasil é o 3º no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais.

Quando o assunto é redes sociais, é essencial se atentar para as duas principais e mais importantes regras: produza conteúdo relevante e esteja apenas nas redes que os seus clientes estão.

Algumas das opções podem estar entre as 5 redes sociais mais usadas por corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras:

Antes de entrar em qualquer uma delas, lembre-se: não queira abraçar o mundo e sair criando conta em redes sociais que você não vai conseguir manter a qualidade dos seus conteúdos.

Além disso, também não caia na “síndrome do objeto brilhante” e sempre antes de entrar em uma nova rede social, verifique se ela tem o perfil do seu público.

Utilize a Automação de Marketing

A Automação de Marketing consiste em utilizar softwares para automatizar ações e processos de Marketing.

Sabe aqueles emails instantâneos e customizados que chegam quando você se inscreve ou compra algo? E as postagens que são publicadas no horário desejado?

São os softwares de automação os responsáveis por automatizar essas e muitas outras tarefas.

Fazer o uso deles, inclusive, vai te dar acesso a vantagens importantes.

Por exemplo: aumento da produtividade, redução do ciclo de vendas e, principalmente, aumento na quantidade de leads qualificados.

Com relação aos leads qualificados, isso acontece porque a Automação de Marketing foca em nutrir, de forma automática e personalizada, os leads para que eles avancem no funil de vendas e se tornem clientes.

Apesar dessa tecnologia parecer ser acessível apenas para médias e grandes imobiliárias e construtoras, hoje já existem planos simples que cabem no bolso e ajudam corretores autônomos ou pequenas imobiliárias.

Crie o seu Plano de Marketing Imobiliário

Sabe a máxima que diz: “a maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”?

Apesar de um pouco “pesada”, essa frase é totalmente verdadeira.

É por isso que é tão importante de planejar muito bem toda ação de marketing digital imobiliário e registrar através de um plano de marketing.

O plano de marketing imobiliário é um planejamento com todas as estratégias e ações que visam alcançar os seus objetivos.

Ou seja, ele nada mais é do que é um documento que vai mapear todas as ações necessárias para atingir o seu objetivo.

Para criar o seu plano de marketing imobiliário, você precisará definir focar nas 4 etapas mais importantes:

  • Objetivos de Marketing;
  • Persona;
  • Estratégias e Plano de Ação;
  • Métricas e Análise.

Caso você precise de ajuda nesse processo, eu preparei um modelo pronto de plano de marketing imobiliário com demonstrações e explicações de cada tópico.

Para ter acesso ao arquivo de forma gratuita, basta preencher o seu email abaixo.

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Utilize as melhores ferramentas

As ferramentas são a melhor forma de corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras aumentarem a sua produtividade e terem mais resultados.

E quando falo em ferramentas, não estou tratando das simples e improdutivas que durante muito tempo acompanharam o mercado imobiliário.

Ou seja, nada de pastas, fichários, agendas de papel e planilhas.

Estou falando das melhores e mais tecnológicas ferramentas do mercado.

Aquelas que se você não fizer uso, corre o risco de ficar para trás e deixar “dinheiro na mesa”.

Por exemplo: CRM, softwares de Automação de Marketing, aplicativos de produtividade e muito mais.

Inclusive, pensando em te ajudar, preparei uma lista completíssima com 240 ferramentas e aplicativos.

Para fazer o download gratuito é simples: basta colocar o seu email aqui embaixo.

240 Ferramentas e Aplicativos Para Corretores de Imóveis e Imobiliárias

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Analise as métricas

A análise de métricas é a última e uma das etapas mais importantes dentro do Marketing Digital Imobiliário.

Afinal, é somente através dela que é possível identificar os erros e acertos da sua estratégia e, dessa forma, fazer uma tomada de decisão baseada em dados.

Ainda que uma das grande vantagens do Marketing Digital Imobiliário seja o fato dele ser totalmente mensurável, muitas empresas e profissionais se desinteressam por isso e acabam tomando decisões no “escuro”.

Para que isso não aconteça com você, o primeiro passo é definir quais são os seus KPI’s.

Ou seja, quais as métricas que tem relação com o seu objetivo.

Além disso, é importante traçar uma periodicidade para as análises.

Por isso, verifique quais os KPI’s demandam acompanhamento diário, semanal e mensal e crie uma rotina de observação.

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Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.