Utilizar as melhores e mais tecnológicas ferramentas é essencial para que corretores de imóveis e imobiliárias tenham mais resultado. Quer conhecer as 13 principais delas? Então continue comigo nesse post!
Durante muito tempo, a rotina de corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras esteve ligada a ferramentas simples e improdutivas.
Pastas, fichários, agendas de papel e planilhas eram apenas alguns dos instrumentos.
Essa prática era até “normal” para a época e funcionava na medida do possível.
Porém, o avanço da tecnologia, do novo comportamento do consumidor e do marketing imobiliário fizeram surgir uma realidade totalmente diferente.
Os profissionais e empresas que não fizerem uso das melhores e mais tecnológicas ferramentas, acabam ficando para trás e deixando “dinheiro na mesa”.
Para que isso não aconteça com você ou seu negócio, separei 13 ferramentas para corretores de imóveis e imobiliárias terem mais resultados. Vamos conferir!?
Ferramentas para corretores de imóveis e imobiliárias
1 – CRM Imobiliário
O Customer Relationship Management (CRM) é um sistema de gestão que tem como objetivo organizar, gerenciar e aprimorar o relacionamento com o seu principal ativo: os potenciais e atuais clientes.
E, diante de um mercado cada vez mais competitivo, ter os seus leads imobiliários e clientes no centro de todas as estratégias é fator decisivo para o sucesso. Concorda?
Na prática, o CRM Imobiliário funciona de forma simples: você conseguirá gerenciar todo o seu processo de vendas e relacionamento com o cliente em um só lugar.
Ou seja, nada de planilhas, lembretes no celular, post-its ou coisas improdutivas que te atrasam e atrapalham suas vendas.
Além disso, a utilização de um CRM é bem simples e pode ser resumida em 5 ações básicas:
- Registrar atendimento;
- Agendar tarefas;
- Descartar leads;
- Alterar momento da jornada de compra;
- Analisar histórico e métricas.
O uso de um CRM traz benefícios claros tanto para os corretores de imóveis quanto para imobiliárias e construtoras.
Para o corretor de imóveis, significa mais produtividade, mais conhecimento do perfil do consumidor e, consequentemente, mais vendas.
Para imobiliárias e construtoras, é sinônimo de maior controle dos processos, análises assertivas de métricas e, consequentemente, mais vendas.
Ainda que alguns profissionais imobiliários tenham uma certa resistência ao uso de CRM’s, é fato que o mercado evoluiu a ponto de deixar para trás quem não se utiliza dele.
2 – Automação de Marketing
A Automação de Marketing, como o próprio nome diz, consiste em utilizar softwares para automatizar ações e processos de Marketing.
E não se engane pensando que automatizar qualquer simples ação (como mandar direct de boas-vindas ou seguir de volta no Instagram) pode ser considerada como Automação de Marketing.
Uma Automação de Marketing eficiente envolve mais processos e mais resultados.
Por exemplo:
- Gerenciamento de leads;
- Envio emails automatizados, segmentados e personalizados (Já imaginou mandar um email automático agradecendo e parabenizando seus leads que se tornam clientes?);
- Criação de landing pages, formulários e pop-ups;
- Agendamento de postagens;
- Análises de SEO;
- Análises de métricas;
- E ainda outras tantas funcionalidades.
Toda essa automatização de processos está atrelada, principalmente, a 3 benefícios: aumento da produtividade, redução do ciclo de vendas e aumento na quantidade de leads qualificados.
Isso porque a Automação de Marketing foca em nutrir, de forma automática e personalizada, os leads para que eles avancem no funil de vendas e se tornem clientes.
Apesar dessa tecnologia parecer ser coisa para médias e grandes imobiliárias e construtoras, hoje já existem planos customizados que cabem no bolso e ajudam corretores autônomos ou pequenas imobiliárias.
3 – Email Marketing Imobiliário
O email marketing imobiliário é toda comunicação por email entre profissionais ou empresas do mercado imobiliário e seus clientes ou potenciais clientes.
E, apesar de estar constantemente diagnosticada como uma estratégia morta e ultrapassada, o email marketing é uma das ações que traz melhores resultados.
Confira alguns dados que provam o que falo:
- ROI (Retorno Sobre o Investimento) de 3800%;
- 92% dos adultos online usam email;
- 4,03 bilhões de usuários de email em todo o mundo;
- Uma mensagem é 5x mais provável de ser vista no email do que em redes sociais;
O principal fator desse “diagnóstico de óbito” são os profissionais e empresas que mandam emails marketing sem contexto, personalização e para pessoas que não pediram para receber o conteúdo.
Sabe qual a consequência desse tipo de envio? Emails na caixa de spam e nenhum resultado.
Para que isso não aconteça com você, é preciso conhecer muito bem as boas práticas e anatomia perfeita de um email marketing imobiliário.
Se você deseja aumentar o seu alcance, estreitar o relacionamento com seus potenciais clientes e vender mais, o email marketing pode te ajudar!
4 – Site Imobiliário
Você conhece algum profissional ou empresa de sucesso do mercado imobiliário que não tenha um site?
No atual momento do mercado de imóveis, ter um site imobiliário não é mais fator de diferenciação e sim de exclusão.
Ou seja, quem não tem está ficando para trás no mercado.
Ter um site imobiliário chega a ser tão essencial que é conhecido como a “casa na internet” ou “cartão de visita 24 horas” de todo corretor de imóveis, imobiliária ou construtora.
Porém, se você ainda não tem o seu site, não precisa se desesperar.
O avanço das novas tecnologias e ferramentas tornou simples o processo de criação de sites.
O que antes só era possível por meio da contratação de agências ou de grandes equipes, agora se faz com alguns cliques e um pouco de conhecimento.
As 3 principais possibilidades para a criação de sites imobiliários são:
- WordPress;
- Gratuitos;
- Softwares Imobiliários.
Quando estiver criando o seu site, não se esqueça das 3 principais boas práticas: foco na experiência do usuário, utilização de técnicas de SEO e foco em conversão.
Se você quer ser encontrado, promover seus produtos/serviços, ganhar autoridade, gerar leads e vencer a concorrência, o site imobiliário será o seu principal aliado.
5 – Landing Page
A Landing Page é uma página que possui um único foco e objetivo: a conversão de visitantes em leads, oportunidades e vendas.
Diferente das páginas de um site que contam com menus, textos extensos e muitas imagens, a landing page não dispõe de menu, conta com menos textos e fotos e foca em elementos como os CTA’s (Calls To Action).
Tudo isso para evitar que o usuário fuja ou se distraia da oferta principal.
Em uma landing page, o visitante só tem duas opções: converter ou sair da página.
E é exatamente por esse motivo que elas costumam ter altas taxas de conversão.
Portanto, promover landing pages nas suas campanhas de mídia paga, de email marketing, no seu blog e nas redes sociais, podem ser uma ótima forma de gerar ainda mais resultados.
Contudo, na hora de criar sua landing page, é preciso se atentar para a anatomia ideal.
Confira alguns elementos imprescindíveis:
- Título;
- Subtítulo;
- Imagem ou vídeo;
- Descrição da oferta;
- Gatilhos mentais;
- Call To Action (CTA);
- Formulário.
Outro ponto importante é a chamada Thank You Page (TYP) ou Página de Obrigado.
Ela nada mais é do que a página que o usuário vai ser direcionado após a conversão e serve para agradecer, mostrar os próximos passos (exemplo: que em X minutos ela receberá uma ligação) e oferecer novos conteúdos.
6 – Blog Imobiliário
O Blog Imobiliário é a “casa” do seu conteúdo (textos, imagens e vídeos) na internet e uma das melhores formas de ser encontrado.
Afinal, atualmente 80% das buscas por imóveis começam na internet.
“E para onde vão todas essas pessoas, Gabriel?”
A resposta é simples: elas acabam se deparando com sites, redes sociais e, principalmente, postagens de blogs que solucionam suas dúvidas e problemas.
Apesar de ainda ser pouco utilizado no mercado imobiliário, o que na verdade torna-se uma oportunidade, ter um blog imobiliário é sinônimo de mais resultados.
Isso porque através de um blog, é possível:
- Estar nas primeiras posições do Google;
- Ter mais visitas;
- Ter mais visibilidade;
- Ganhar autoridade;
- Educar o mercado;
- Gerar leads;
- Vender mais.
E todos esses benefícios a um baixo custo e, consequentemente, a um ROI altíssimo.
Prova disso é esse meu próprio blog.
São centenas de visitantes mensais que chegam no meus conteúdos, sem eu ter gasto um único centavo, e convertem na minha newsletter ou materiais ricos pelo fato de eu ajudá-los e estar nas primeiras posições do Google.
Já imaginou conseguir isso e ter potenciais clientes entrando em contato com os conteúdos da sua marca de forma gratuita e perene?
7 – SEO
Ter o blog, landing page ou site imobiliário nas primeiras posições dos mecanismos de busca é o sonho de qualquer profissional ou empresa do mercado.
Afinal, quem não quer ter mais visitas de forma totalmente gratuita?
Antes de tudo, é preciso deixar bem claro que apenas ter o seu “ambiente digital” não é suficiente para conseguir um lugar na primeira página ou posição do Google.
Para que isso de fato aconteça, é preciso investir em uma estratégia chamada de SEO.
O SEO, sigla de Search Engine Optimization, consiste em um conjunto de técnicas de otimização que visam fazer com que seu blog, landing page ou site ganhe posições orgânicas nos buscadores e, consequentemente, tenha mais visitas.
Essas técnicas são divididas em dois grandes grupos: SEO On-Page e SEO Off-Page.
- SEO On-Page: São os fatores trabalhados dentro da sua página e, dessa forma, você tem controle sobre eles. Por exemplo: qualidade do conteúdo, heading tags, meta description, alt text e etc.
- SEO Off-Page: São os fatores externos ao seu site. Por exemplo: link building e autoridade.
Estima-se que existam 200 fatores de rankeamento do Google, porém o número um é, sem dúvidas, focar em resolver a dor ou a dúvida do usuário.
Afinal de contas, o Google preza por isso ao dizer que sua missão é: organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos.
Dessa forma, nunca cometa o mesmo erro grave de muitos ao fazer SEO: pensar mais nos robôs do que nas pessoas.
O seu usuário precisa estar no centro de tudo!
8 – Anúncios Imobiliários
Os anúncios imobiliários são estratégias pagas que têm como objetivo aumentar a exposição, despertar o interesse e, consequentemente, agilizar a comercialização do seu imóvel.
Ou seja, você paga para plataformas como o Google, Facebook ou Portais Imobiliários, e elas impulsionam o conteúdo que você desejar.
Até pouco tempo atrás, fazer anúncios era privilégio apenas de algumas empresas que tinham alto poder de investimento para promover seus imóveis na TV, rádio e revistas.
Porém, com a chegada da internet, até mesmo corretores autônomos têm a capacidade de anunciar.
Nesse novo modelo, os anunciantes têm o poder de escolher em qual plataforma investir, por qual período, para qual público e qual o valor de investimento desejado.
Além disso, ainda é possível ver os resultados em tempo real e, desta forma, fazer qualquer melhoria necessária em segundos.
Nos dias atuais, apesar de existirem diversas formas de anunciar um imóvel, os 3 principais e mais utilizados tipos de anúncios são:
- Buscadores (Exemplo: Google, Bing e etc);
- Redes Sociais (Exemplo: Facebook, Instagram, Linkedin e etc);
- Portais Imobiliários (Exemplo: VivaReal, ZAP, OLX e etc);
Se seu desejo é encurtar o caminho do potencial comprador até a venda, os anúncios imobiliários são a ferramenta perfeita.
9 – Redes Sociais
As Redes Sociais são essenciais na sua estratégia de marketing imobiliário por um único e simples motivo: o seu cliente está lá.
Afinal, são bilhões de pessoas que passam grande parte dos seus dias conectadas em várias delas.
Atualmente, estima-se que existam mais de 250 redes sociais mas isso não quer dizer que você precisa estar em todas elas. Concorda?
Essa tentativa de “abraçar o mundo” vai fazer com que seus conteúdos percam em relevância e, consequentemente, em resultados.
Por isso, a regra de ouro das redes sociais é estar presente apenas nas que seus potencias e atuais clientes estão.
Algumas das opções podem estar dentro das 5 principais redes sociais usadas por corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras. São elas:
- Facebook (Maior rede social do mundo);
- Instagram (Rede social com o maior engajamento);
- WhatsApp (Rede social mais popular do mundo);
- YouTube (2º maior buscador do mundo);
- Linkedin (Maior rede social profissional do mundo).
Um outro erro bastante cometido é o da “síndrome do objeto brilhante”.
Ou seja, a ideia de achar que você deve estar em toda nova rede social que surja.
Para isso não acontecer com você, lembre-se: sempre que uma rede social for lançada, verifique se ela tem relação com o comportamento do seu público e, só então, entre nela.
Quer se estreitar o relacionamento com potenciais e atuais clientes e vender mais? Use as Redes Sociais!
10 – Vídeos Imobiliários
Você sabia que os vídeos ocupam 80% de todo o tráfego da internet?
O fato é que a mudança no comportamento do consumidor, cada vez mais mobile e mais atarefado, contribuiu para que esse tipo de conteúdo, de fácil consumo, ganhasse a preferência dos usuários.
Além disso, aquela objeção de que vídeos são difíceis de fazer já não existe mais.
Isso porque, atualmente, existem ferramentas, aplicativos e alternativas que tornam esse processo bem mais simples.
Porém, ainda que as coisas estejam mais fáceis, ainda é preciso seguir algumas etapas essenciais para criar um bom vídeo imobiliário. São elas:
- Faça um roteiro assertivo;
- Escolha uma boa câmera;
- Pense na iluminação;
- Tome cuidado com o som;
- Não se esqueça da edição.
No mercado imobiliário, essa estratégia já mostra um alto crescimento e é cada dia mais comum vermos tipos de vídeos imobiliários que vão desde a apresentação de um imóvel até um conteúdo relevante com dicas do mercado e das proximidades dos empreendimentos.
11 – Plano de Marketing Imobiliário
A famosa frase: “Para quem não sabe onde quer ir, qualquer lugar serve” é dita justamente para pessoas e empresas que não tem um planejamento definido.
E no mercado imobiliário não é diferente: toda ação de marketing imobiliário precisa ser muito bem planejada.
Até porque a falta de um plano pode significar o fracasso no alcance do seu objetivo.
O plano de marketing imobiliário nada mais é do que um planejamento que detalha todas as estratégias e ações necessárias para alcançar os seus objetivos.
Ou seja, é um verdadeiro guia para você alcançar as suas metas.
Para elaborar um bom plano de marketing imobiliário, você vai precisar documentar os seguintes passos:
- Objetivos de Marketing;
- Persona;
- Estratégias e Plano de Ação;
- Métricas e Análise.
Caso precise de ajuda nesse processo, preparei um modelo pronto de plano de marketing imobiliário com demonstrações e explicações de cada tópico.
Quer ter acesso ao documento de forma gratuita? Então basta preencher o seu email abaixo.
12 – Produtividade
Você é daquelas pessoas que costumam terminar o dia satisfeita ou triste com seu rendimento ou o da sua empresa?
Se a sua resposta foi “triste”, saiba que você não está só e é completamente normal essa sensação.
Afinal de contas, não é todo dia que as pessoas acordam dispostas e nem tem tempo para fazer tudo.
Porém, eu tenho uma boa notícia para você.
Se seu objetivo é ter alta perfomance nos negócios e reduzir drasticamente as chances desse sentimento aparecer, você precisa desenvolver e fomentar uma coisa chamada: produtividade.
E não se engane pensando que produtividade significa estar ocupado, atarefado e realizando várias tarefas ao mesmo tempo.
Produtividade é a “arte” de fazer mais atividades com menos recursos sem comprometer a qualidade das entregas.
E, apesar de ser bem difícil equilibrar quantidade, poucos recursos e qualidade, muitas pessoas e empresas já estão utilizando ferramentas que tornam esse processo mais acessível.
Alguns exemplos dessas ferramentas já foram, inclusive, citadas aqui neste artigo: o CRM e a Automação de Marketing.
Quer fazer “mais com menos”? Seja mais produtivo!
13 – Análises de Métricas
A análise de métricas é uma das etapas mais importantes de qualquer estratégia de marketing imobiliário.
Afinal, é através dela que vemos o que está dando certo ou não nas ações e campanhas e, dessa forma, conseguimos tomar decisões mais assertivas.
Porém, por mais essencial que seja, muitos profissionais e empresas do mercado imobiliário negligenciam esse processo e ficam, literalmente, “no escuro” e à mercê da sorte.
Para que isso não aconteça com você, o primeiro ponto é definir quais são os seus KPI’s.
Ou seja, quais são as métricas que tem total relação com o seu objetivo.
Você concorda comigo que se o seu objetivo é vender mais, vai ser perda de tempo e energia ficar analisando quantas curtidas sua última publicação teve?
Além disso, é fundamental traçar uma uma periodicidade para as análises.
Verifique quais os KPI’s demandam acompanhamento diário, semanal e mensal e crie uma rotina constante de observação.
Com uma análise de métricas bem feita, o seu negócio, sem dúvidas, vai subir o nível de resultados.
Pronto! Agora que você conhece as principais ferramentas para corretores de imóveis e imobiliárias, é hora de botar a “mão na massa” e vender mais.
Mas antes…
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