O Facebook é maior rede social do mundo e, por isso, é essencial para profissionais imobiliários que querem resultados. Confira agora 12 dicas de facebook para corretores de imóveis e imobiliárias.

O Facebook é a mais acessada e consolidada rede social do mundo.

Por si só, esses dois fatos já são o suficiente para colocá-lo em sua estratégia de marketing imobiliário. Certo?

Afinal, sem dúvidas, o seu público está lá.

Mas o que é especificamente essa rede social? Quais as principais características da plataforma? E quais são as melhores dicas de Facebook para corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras?

Se algum desses questionamentos te trouxe até aqui, continue comigo na leitura e tire todas as suas dúvidas.

Neste post, você aprenderá:

O que é o Facebook?

O Facebook é a maior rede social do mundo.

Para se ter uma ideia, a rede social conta 15 anos de história e mais de 2,85 bilhões de usuários ativos por mês em todo o mundo (mais de 130 milhões aqui no Brasil).

Muito embora tenha passado por algumas dificuldades, como o escândalo envolvendo a Cambridge Analytica, o Facebook terminou o primeiro de trimestre de 2021 com uma receita de US$ 26,17 bilhões.

Através da plataforma, é possível criar uma página para o seu negócio, compartilhar conteúdos relevantes, conversar com seus potenciais clientes, fazer anúncios segmentados, participar de grupos e muito mais.

Dessa forma, sendo a rede social com mais usuários do mundo, o Facebook aparece como estratégia pilar para corretores de imóveis, imobiliárias e construtoras atingirem o potencial comprador de imóveis.

Características do Facebook

Apesar de ser a rede social queridinha de toda estratégia de marketing imobiliário, só é possível extrair os melhores resultados conhecendo os principais atributos da plataforma. Correto!?

Dessa forma, pensando em te ajudar, separei abaixo algumas das características mais relevantes do Facebook:

  • Alcance: Já imaginou alcançar até 2,3 bilhões de pessoas? E não são usuários que tem conta mas não entram, se tratam de usuários engajados que entram mensalmente na plataforma.
  • Segmentação: E não é só alcançar com uma mensagem padrão. Como o Facebook tem diversas informações sobre todos os usuários, é possível segmentar suas campanhas para, exatamente, o público interessado.
  • Interação: Através do Facebook é possível curtir, comentar, compartilhar, entrar em grupos, conversar no messenger, entrar em contato com as empresas, conseguir informações de negócios e muito mais.
  • Resultados: O Facebook é uma plataforma ideal para qualquer que seja seu objetivo de marketing. Quer gerar leads imobiliários? O Facebook oferece ferramentas de conversão sem você nem mesmo precisar de um site.

Dicas de Facebook Para Corretores de Imóveis e Imobiliárias

1 – Tenha uma FanPage

Perfil ou Fanpage?

Essa talvez seja a maior dúvida dos usuários quando o assunto é marketing no Facebook.

A distinção entre as duas opções é bem simples: enquanto o perfil é voltado para o uso pessoal, a fanpage é focada na geração de negócios.

É tanto que, para se ter uma ideia, só é possível fazer anúncios imobiliários no Facebook e no Instagram se você tiver uma página no Facebook.

Dessa forma, se o seu objetivo com o Facebook é vender mais imóveis, sua escolha precisa ser pela fanpage.

Porém, não basta simplesmente criar uma página e “pronto”. É preciso se atentar para algumas boas práticas com relação a: foto de capa e perfil, seção de sobre e URL.

Foto de Capa e Perfil

As fotos de capa e perfil são os primeiros elementos que os visitantes da sua página vão entrar em contato.

Por esse motivo, é essencial que elas tenham um boa qualidade, despertem curiosidade e sejam atrativas.

Seguindo nessa linha de raciocínio, você pode colocar sua foto ou a logo do seu negócio imobiliário na foto do perfil e na foto de capa é possível inserir alguma mensagem institucional inspiradora ou até divulgar o seu principal empreendimento.

Exemplo do bom uso da foto de capa e perfil por parte da Tecnisa:

Foto de Capa e Perfil - Tecnisa (Facebook para corretores de imóveis e imobiliárias)

Sobre

A seção “sobre” contém todas as informações do seu negócio que são relevantes para o seu público.

Dessa forma, é imprescindível que você complete todas as informações solicitadas.

As principais são:

  • Nome;
  • Categoria e nome do usuário;
  • Contatos(telefone, email, endereço e site imobiliário);
  • Resumo/História da empresa;
  • Missão;
  • Prêmios;
  • Produtos.

Para alterar as informações do seu negócio, é só ir em “sobre” e depois editar campo por campo.

URL

A personalização de URL é um recurso fundamental na hora de promover uma página.

Pense comigo: é mais fácil divulgar uma URL amigável (facebook.com/gabrielpassosimob) ou uma URL “padrão” (facebook.com/123U68WGHSBJ)?

Para personalizar sua URL, basta ir em “sobre” e editar o “nome do usuário da página”.

2 – Produza Conteúdos Relevantes

Como chamar a atenção dos usuários em uma rede com mais de 2,85 bilhões de usuários ativos por mês?

A resposta dessa pergunta é “simples”: através de conteúdos relevantes e de qualidade.

Porém, para fazer um conteúdo realmente qualificado, é preciso se atentar aos principais componentes: fotos, vídeos e textos.

Fotos

Assim como no Instagram, as imagens são elementos imprescindíveis na hora de chamar a atenção dos usuários para o seu conteúdo dentro do Facebook.

E, diante do fato que você está “disputando” essa atenção na maior rede social do mundo, elas precisam ser bastante vibrantes e terem qualidade.

Dessa forma, opte por posts visuais contendo infográficos, fotos de qualidade dos empreendimentos,  reposts de conteúdos dos usuários, promoções e até dicas relacionadas ao imóvel ofertado (Exemplo: estabelecimentos próximos).

Vídeos

A produção de conteúdos em vídeo é tendência mundial.

Para se ter uma ideia, segundo especialistas, os vídeos serão responsáveis por 80% de todo conteúdo na internet até 2020.

No Facebook não é diferente, os vídeos estão ganhando importância (tanto é que o Facebook Watch foi lançado) e são vistos com bons olhos pela plataforma quando o assunto é engajamento e alcance orgânico.

Uma boa prática na hora de divulgar seu vídeo é postá-lo diretamente na plataforma, ao invés de compartilhar links do youtube ou outro site.

Diante de tudo isso, fica a lição: sempre divulgue os seus vídeos imobiliários nessa rede social.

Texto

Ainda mais que no Instagram, o textos são importantes para aumentar o engajamento com seus conteúdos no Facebook.

Dessa forma, opte por um texto conciso, humanizado e recheado de gatilhos mentais

Segundo um relatório da Quintly, o post perfeito do Facebook deve conter: até 50 caracteres, com investimento em perguntas, sem hashtag e com, pelo menos, 1 emoji.

3 – Faça anúncios imobiliários

É fato que o algoritmo do Facebook é um dos mais complexos existentes e isso implica diretamente no alcance orgânico.

Para se ter uma ideia, estudos mostraram que em 2012 a distribuição orgânica de postagem era, em média, de 16%. Atualmente, estima-se que esse número é menor do que 2%.

Ou seja, se você tem 100 fãs na sua página, apenas 2 irão receber suas postagens.

Diante desse cenário, a melhor e mais rápida solução é, sem dúvidas, fazer uso dos anúncios dentro da plataforma.

Os anúncios imobiliários no Facebook se caracterizam pela alta capacidade de segmentação e pela diversidade de formatos.

Já pensou em, por exemplo, atingir pessoas de determinada região que noivaram nos últimos 3 meses e tem interesses no investimento em imóveis através de um formato de anúncios que converte dentro do próprio Facebook, ou seja, sem a necessidade de ter um site? É totalmente possível!

Também é possível subir sua base de clientes para o Facebook e impactar essas pessoas novamente ou então usuários semelhantes a elas. Sensacional, não é mesmo!?

4 – Faça benchmarking dos principais players do mercado e concorrentes

O benchmarking é o processo de analisar as estratégias utilizadas pelos concorrentes e grandes empresas do setor, a fim de incorporar as práticas que estão dando resultado e aperfeiçoar as que necessitam de melhoria.

Ou seja, é o exercício de visitar os perfis dos grandes players do mercado e concorrentes, analisar o que está dando certo ou não e verificar o que pode inserido na sua estratégia.

No Facebook, é possível elevar um pouco o nível desse benchmarking.

Isso porque a rede social permite que você veja, além das postagens e informações da página, todos os anúncios que ela está veiculando.

É possível ver, por exemplo, a copy/texto que está sendo utilizada, a imagem e até o formato de anúncio.

Com essa ferramenta, você pode se inspirar e entender ainda mais a fundo a estratégia de qualquer empresa.

Para acessar a Biblioteca de Anúncios é bem simples: basta você ir direto ao Ad Library ou então ir na página desejada, clicar em “transparência da página” (no canto inferior direito) e depois em “ir para a biblioteca de anúncios”.

Biblioteca de Anúncios - Facebook Imobiliário

5 – Use Chatbots

Já imaginou ter um robô que responde as perguntas dos seus clientes, conversa com eles e oferece um atendimento personalizado e em tempo real?

Tudo isso é possível através dos chatbots (chat que significa “conversa” e “bot” que remete a “robot” ou, traduzindo, “robô”).

Dessa forma, um chatbot nada mais é do que uma tecnologia capaz de conversar com pessoas através de comandos definidos previamente.

Chatbots no Facebook - Facebook para corretores de imóveis e imobiliárias

As principais vantagens de se utilizar chatbots são:

  • Geração de leads;
  • Agendamento de visitas;
  • Vendas de imóveis;
  • Interação;
  • Suporte;
  • Atendimento aos clientes;
  • Coleta de feedbacks.

Bateu a curiosidade de como criar chatbots no Facebook? Então confira este blog post com um passo a passo e as principais ferramentas do mercado: ManyChat, ChatFuel e Botsify.

6 – Integre o Facebook com seu site imobiliário

Aumentar o alcance da sua página no Facebook é essencial para expandir sua base de fãs, sua autoridade e o contato do público com seu conteúdo.

Uma das formas de se fazer isso é incorporando alguns recursos ao seu site imobiliário.

Você pode, por exemplo, inserir botões de curtir e compartilhar, contadores de compartilhamentos e outros widgets como os das últimas postagens na rede social.

7 – Utilize as Lives do Facebok

O Facebook Live é um recurso da rede social que permite perfis e fanpages criarem vídeos ao vivo.

Para se ter uma ideia, essa funcionalidade está tão em alta que até mesmo canais TV estão transmitindo seus programas ao vivo no Facebook.

A utilização desse formato é importante para aproximar e aumentar o engajamento das pessoas com você, criar autoridade e ainda gerar leads.

Lives no Facebook - Facebook para corretores de imóveis e imobiliárias

Dessa forma, faça videos ao vivo mostrando tudo sobre o imóvel, fazendo entrevistas com especialistas, exibindo os detalhes dos eventos de lançamento de imóveis e discutindo alguma notícia do mercado imobiliário.

Para utilizar as lives no Facebook, basta no botão de “ao vivo” (ao lado do botão de “criar publicação”), ajustar as configurações e iniciar a transmissão.

Lives no Facebook 1 - Facebook Para Corretores de Imóveis e Imobiliárias

8 – Faça uso do Facebook Stories

O Facebook Stories é uma função do Facebook, bem semelhante a do Instagram, onde perfis e fanpages podem compartilhar fotos e vídeos que duram 24 horas.

Apesar de ter menos usuários que os stories do Instagram e WhatsApp e ter sido lançado depois dos recursos dessas plataformas, o Facebook Stories é uma funcionalidade que vem sendo priorizada pela rede social.

Para se ter uma noção, com mais de 300 milhões de usuários no stories do Facebook, a plataforma passou a aceitar anúncios e criou filtros exclusivos.

Assim sendo, utilize o Facebook Stories postando fotos, vídeos e informações do imóvel que você está visitando, mostrando o seu dia a dia ou o da sua imobiliária, compartilhando conhecimentos do mercado imobiliário e exibindo os eventos e cursos que você está participando.

9 – Participe e crie grupos

O Facebook conta com diversos grupos sobre os mais variados assuntos e objetivos.

E participar desses grupos é essencial para divulgar sua marca e aumentar sua autoridade.

Porém, lembre-se que não é postando sobre seu negócio imobiliário ou empreendimento que você divulga sua marca e ganha autoridade, e sim compartilhando conteúdos relevantes e entrando em discussões qualificadas.

Uma boa prática também é criar o seu próprio grupo. Nesse caso, atente-se por levantar temas ricos em conteúdo e em retirar os participantes que visam apenas disseminar suas iniciativas pessoais.

10 – Agende suas publicações com antecedência

O Facebook, assim como o Instagram, permite que você agende suas postagens com antecedência e de forma gratuita.

Automatizando esse processo você não vai mais precisar ficar lembrando o horário de postar e terá mais tempo para se preocupar com outras estratégias.

Para agendar posts, é só preparar a publicação, clicar no relógio com a mensagem “compartilhar agora”, depois em “agendar” e aí basta escolher a data e o horário desejado.

Agendamento de Posts - Facebook Para Corretores de Imóveis e Imobiliárias

Além dessa opção, também é possível agendar os seus posts pelo Estúdio de Criação. Confira abaixo como agendar pela ferramenta.

11 – Interaja e responda rapidamente seus fãs

As redes sociais nada mais são do que espaços onde pessoas e empresas se relacionam. Correto?

Mas como se dá esse relacionamento? Através da interação!

Dessa forma, sempre responda os fãs de forma rápida (o Facebook, inclusive, dá um distintivo para páginas que fazem isso), curta as publicações deles e crie postagens instigando curtidas, comentários, compartilhamentos ou qualquer outra interação.

12 – Analise suas métricas com o Facebook Insights

O Facebook Insights é a ferramenta de relatórios e análise de métricas das fanpages.

Através dela, você consegue ver, dentre as dezenas de métricas, qual o nível de engajamento dos usuários, qual o alcance da sua página, quais são os melhores tipos de postagens, quais os posts que fizeram mais sucesso e qual o melhor horário para postar.

Fazendo a leitura correta de todas essas informações, você conhecerá ainda mais o seu público e saberá qual o conteúdo certo, no lugar certo e na hora certa.

Para acessar o Facebook Insights é simples: basta ir na sua página e clicar na barra de “informações” que está localizada na parte superior central.

Facebook Insights

Pronto! Tenho certeza que essas dicas de facebook para corretores de imóveis e imobiliárias vão te ajudar a alcançar melhores resultados na plataforma.

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Postado por Gabriel Passos

Especialista em Marketing Digital com certificações no Google, Hubspot, Goobec, Rock Content, Resultados Digitais e Agência Mestre, além de mais de 10 anos de experiência em Marketing Imobiliário.